Tuesday, March 23, 2010

Jaipur

Na semana passada fizemos nossa primeira viagem aqui na Índia. Passamos dois dias em Jaipur, a capital do Rajastão, também conhecida como “Pink city”. Isso porque em 1853 a cidade toda foi pintada de rosa para receber o príncipe de Gales. A tradição permanece até hoje e a cor já virou característica da parte mais tradicional da cidade.
Jaipur é toda dividida em grandes blocos, cercados por muralhas e grandes portões que antigamente serviam para separar as áreas da cidade por atividade, além de auxiliarem na segurança dos palácios.
A cidade é bastante caótica e se eu já tinha ficado assustada em Mumbai, aqui nem se fala. Vimos camelos nas ruas (a região é desértica), vaquinhas e muitos macacos. Eles são considerados sagrados também. Confesso que morri de medo de que algum chegasse perto de mim. Eu reparei que eles estavam bem a vontade perto dos humanos. Iam pra lá e pra cá nos telhados e faixadas dos prédios e vira e mexe aparecia algum morador com uma vassoura na mão tentando espantar a turma. Provavelmente eles entram dentro das casas!
Só conseguimos conhecer um pouquinho de Jaipur. Certamente vamos ter que voltar...


O mercado é bastante movimentado. Tem de tudo desde doces típicos a pedras preciosas.


Forte Nahargarh


Templo Birla (todo feito em mármore branco)



Hawa Mahal  (monumento de 5 andares com 152 janelas. Foi construído para que cada uma das mulheres da família real pudesse ter sua própria janela para observar a rua sem ser vista, em especial, os desfiles e festivais. Uma construção bem estreitinha)



Um beijo,

P.

4 comments:

Unknown said...

Arrastando o sari, né? Adorei!

Frederico said...

Eu juro que eu achei que aquele menino que tá com a Pri na foto era o Abdala ;)

Legal demais...estou pertinho de vocês, em Tóquio.

Quem me dera visitá-los!

Beijos

Brisa said...

Olá queridos,
Espero que estejam bem e adorando cara minuto!
Estou com saudade de vocês e só agora consegui abrir o blog porque estou sem internet ainda... =/
Depois quero o e-mail de vocês, hein?!
Beijos

Unknown said...

Que mais posts. Coloca os dalits aí. E o Ganges.