Sunday, March 7, 2010

indian bureaucracy


Grande parte do nosso tempo na primeira semana foi dedicado a enfrentar a burocracia indiana. Começamos pelo aluguel do apartamento. Tivemos sorte. Encontramos um ótimo apartamento (a Pri vai postar as fotos logo logo) já no primeiro domingo que começamos a nossa procura. Estávamos no maravilhoso mundo do InterContinental, mas ansiosos para nos instalar e ficar livres das salgadas diárias como as de qualquer 5 estrelas. Mas mesmo depois de acordarmos tudo com o proprietário, tivemos que preparar um verdadeiro dossiê para assinarmos o contrato de aluguel. Para tudo e qualquer coisa aqui precisamos de uma foto 3x4. Para este contrato, devemos ter usado umas 10 (de cada um). 

Precisamos nos registrar na delegacia de polícia do bairro (2 a 3 dias para o processo), mas conseguimos convencer a autoridade local a fazer o serviço de prontidão em troca de Rs 300 (Rupees) ou meros USD 6,50. Depois, para nossa grande surpresa, descobrimos que precisaríamos da aprovação da "Society" do prédio. Cada condomínio tem sua própria Society, uma espécie de administradora in-house, com direito a funcionários full-time e um Society Secretary (conhecido como SS) que é um síndico com amplos poderes. Bem, levamos mais um dia. Depois tivemos que fazer um depósito de garantia de 10 aluguéis (o praxe são 6, mas o nosso apartamento mereceu). Depois pudemos finalmente assinar o contrato (ou melhor, 5 vias do contrato). Depois de uma semana, pudemos finalmente entrar no apartamento.Ainda assim, porque nos deram 30 dias para ir ao cartório local reconhecer as assinaturas e entregarmos cópias dos nossos Foreigners Registration (episódio que merece um post).Mas, apesar da burocracia, fizemos um ótimo negócio e aprendemos um pouco mais sobre os trâmites legais por aqui.

Claro que no Brasil e até mesmo na Espanha, ainda temos que enfrentar muita burocracia. Mas o senso de morosidade aqui é muito mais impactante. É preciso estar sempre em boa companhia - né, Pri!? - e carregar sempre uma garrafa de água mineral. Só não dá para usar os banheiros públicos, que são intoleráveis até pelos locais.

Um pouco confuso, mas deu para vocês terem uma idéia...

T.

No comments: