Monday, March 22, 2010

holi

No dia  de março, nós participamos da celebração do Holi (ou Festival das Cores) que envolve uma série de lendas, mas principalmente comemora a chegada da primavera por aqui. A história que nos contaram, e portanto adotamos como a mais difundida, é sobre um rei muito vaidoso - rei Hiranyakashyap - que obrigava todos em seu reino a apenas venerá-lo. Aconteceu que justamente seu filho (Prahlad) resolveu adotar uma "entidade" diferente, chamada lord Naarayana. O rei então resolveu matar o próprio filho e combinou com sua irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que entrasse com ele em seus braços em uma fogueira. Mas como Prahlad era devoto de lord Naarayana, o poder de não se queimar de Holika foi anulado - e ela morre queimada, enquanto Prahlad sai ileso. Portanto, muitos dizem que este festival celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção. Por isso, também há muitos fogos de artifício e fogueiras na noite que antecede o Holi.  

 

As lojas ficam abarrotadas de arminhas de água e pó de várias cores.

Nós também entramos na brincadeira e ficamos pintados por quase uma semana. O cabelo da Pri ainda tem alguns fios verdes até hoje.

Fizemos um filme na câmera de um amigo, mas ainda não pegamos com ele. Mas vocês podem ver vários vídeos no YouTube sobre esta festa - uma espécie de carnaval indiano. A minha camisa é para simbolizar o sincretismo cultural. :-)

Namastê,

T.

2 comments:

Unknown said...

Que máááximo!!! Me levem para a Índia que eu quero pintar vocês!

Unknown said...

Meu!!! Olha como são as referências: "Nós também entramos na brincadeira e ficamos pintados por quase uma semana"!!!!

Tipo, super normal ficar pintado quase uma semana... foi só uma brincadeirinha!!!!

um beijão pra vocês, gente!! Continuem escrevendo!!! Saudades!