Sunday, March 7, 2010

gateway of india

  

Este talvez seja o monumento turístico mais visitado aqui em Mumbai - e, certamente, o mais emblemático na formação desta megalópole. Este "arco do triunfo" foi construído para saldar a visita do rei George V e da rainha Mary em dezembro de 1911, que foram coroados Imperador e Imperatriz da Índia (a colonização inglesa, conhecida como British Raj, durou de 1858 até 1947). E, em fevereiro de 1948, foi o local escolhido para a cerimônia de embarque da última infantaria do exército inglês, encerrando de fato a dominação inglesa. Oficialmente, a independência da Índia aconteceu no dia 15 de agosto de 1947.

Em novembro de 2008, supostamente foi o local de desembarque dos terroristas paquistaneses que explodiram bombas e abriram fogo em mais de 10 lugares em Mumbai (incluindo o lendário hotel Taj Mahal). Por incrível que pareça, isso afetou nosso primeiro plano de conhecer aqui. Estávamos participando de uma feira no Bahrain (de 25 a 29 de novembro) e depois encontraríamos minha família em Dubai para depois visitarmos Mumbai. Claro que em função dos atentados, esta primeira viagem foi cancelada. Isso apenas para misturar um pouco de história com fatos pessoais...

Por último, uma rápida curiosidade arquitetônica. Os arcos são de estilo árabe (que pelo formato, suportam muito mais carga que os arcos romanos) e toda a decoração é em temas hindu, evidenciando a fusão cultural que acontece por aqui desde os tempos da colônia.

Ufa,

T.

No comments: